Dicas

PORQUE CONSUMIR CONGELADOS????

O congelamento é um sistema de conservação de alimentos extensamente utilizado porque inibe de maneira muito eficiente o desenvolvimento de microrganismos e o processo de deterioração. O congelamento, quando realizado de maneira adequada não altera as características dos alimentos ao natural ou já preparados, conservando seu sabor, coloração e propriedades nutritivas. Portanto, o consumo de alimentos congelados proporciona conforto, praticidade e muita economia !!!

O freezer em sua cozinha –

Quem possui um freezer em casa sabe das vantagens que este eletrodoméstico proporciona:

– é possível manter o cardápio completo e variado para um longo período

– desde o café da manhã até refeições completas.

– as compras no supermercado e outros fornecedores se tornam muito menos freqüentes.

– os atropelos comuns aos dias de festas e recepção são eliminados

– visitas inesperadas não provocam atribulações quando se trata de servir um lanche ou refeição.

– armazenar-se alimentos adquiridos a preços mais baixos no atacado, durante as safras ou em promoções especiais.

– o desperdício é virtualmente eliminado, pois os alimentos são congelados em porções e retirados do freezer na quantidade certa para cada ocasião. é possível consumir legumes, frutas e outros alimentos fora de sua época de safra, com sabor e propriedades nutritivas inalteradas.

DICAS DE ARMAZENAMENTO

Desde a primeira carga de alimento a congelar, o armazenamento deve ser efetuado em lotes que não excedam 5% da capacidade do freezer e com intervalo de 12 a 24 horas entre um lote e outro. Um freezer de 280 litros, por exemplo, só deve receber 14 quilos de alimentos de cada vez. Os alimentos devem ir para o freezer já resfriados, sendo primeiramente colocados em contato com as placas frias, podendo ser empilhados depois de congelados. Ao recarregar o freezer, não encoste os alimentos frescos aos já congelados. Registrar por escrito o estoque de alimentos, anotando as retiradas, e utilizar cada compartimento para um determinado tipo de produto facilita o controle de estoque e o manuseio dos alimentos.

Ao adquirir seus alimentos na Piatto Congelato, volte imediatamente para casa e guarde tudo no freezer para continuar com a garantia de qualidade de suas compras. Aproveite seu ticket de compras para controlar o que tem no freezer, pendure-o na porta e vá ticando o que for consumido !!!

 

O DESCONGELAMENTO

O descongelamento é o processo que devolve aos alimentos seu estado anterior, devendo transcorrer conforme as modalidades abaixo, sem a utilização de água diretamente sobre os mesmos:

. Descongelamento na temperatura ambiente, apropriado para tortas, bolos, doces e frutas, que devem descongelar ainda embalados.

. Descongelamento no refrigerador, para alimentos cujo descongelamento deve ser lento, tais como carnes cruas e queijos.

. Descongelamento no forno ou fogão, indicado para todos os pratos prontos (assados, ensopados, molhos etc).

O descongelamento de alimentos prontos é melhor no refrigerador. Salgadinhos podem ser colocados diretamente no forno convencional (evite o uso de micro-ondas para estes produtos).

DEGELO E LIMPEZA DO FREEZER

Efetue o degelo e a limpeza do freezer de acordo com as indicações do MANUAL DE INSTRUÇÕES DO FREEZER. Obs.: Abra o freezer somente quando necessário – isto evitará maior penetração do ar ambiente, cuja umidade condensada provoca acúmulo de gelo.

 

 

PEQUENA HISTÓRIA DOS CONGELADOS… (1A. PARTE)

O consumos de alimentos congelados começou na década de 1930 nos EUA com uma dona de casa chamada Clarence Birdseye. Ela acabou montando uma grande empresa de venda de alimentos (Birdseye Frosted Food Co) e vende carnes, peixes, ostras, vegetais e frutas em gondolas refrigeradas em lojas selecionadas no oeste dos Estados Unidos. Esta empresa que depois se tornaria a General Foods Company, adquire as patentes de Clarence Birdseye que cobriam vários aspectos do processo de congelamento de alimentos, incluindo o design de embalagens e o double-plate freezer.

Somente nos anos de 1940 novos produtos são introduzidos no mercado como sopas, batatas fritas, bolinhos de carne, frutos do mar, pizza entre outros. E a FDA (órgão que controla os alimentos e medicamentos nso EUA), estabelece os padrões de congelamento e armazenamento de produtos congelados.

Na década de 1950 a introdução dos pré-cozidos ou congelados preparados abrem um novo campo de crescimento para a indústria de alimentos congelados

Swanson introduz o primeiro jantar da tevê (TV dinner).A Association of Food & Drug Officials dos Estados Unidos (AFDO) adotam o código de manipulação para alimentos congelados.

A Piatto Congelado segue a trilha da história: Venha conhecer nossa linha de pratos TV DINNER – desenvolvidos especialmente para você !!